segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Bolo crocante de Iogurte com Maçã e Nozes

Olá a todos!

Espero que tenham tido um bom fim de semana!

Hoje sugiro um belo bolinho que me soube muito bem... a mim e a todos os que provaram. Eu nem tenho muito jeito (ou quase nenhum...) para bolos... de todas as experiências que tive posso dizer que a maioria foi sempre motivo de conversa e risos ( e na maioria, meus! he he), pois ou saiam tipo roda de bicicleta, ou demasiadamente enqueijados...lol mas o que valia era que até se comiam muito bem e nunca ficou nenhuma fatia para contar a história! :)

É com sinceridade que digo que este ficou além de muito saboroso, ficou bonitinho :) A parte crocante com os cereais fez toda a diferença, inspirei-me no blog da querida Rita e gostei muito do resultado!
Ingredientes:
1 iogurte natural
1 e 1/2 medida (copo do iogurte) de farinha
1 e 1/2 medida de farinha maizena
3 medidas de açúcar
1/2 medida de óleo
5 ovos
4 maçãs pequenas (usei Golden)
2 colheres (sopa) de miolo de noz moída
1 colher (sopa) bem cheia de canela (ou a seu gosto)
1 colher (chá) de fermento
1/2 limão (sumo e raspa)
Cereais corn flakes partidos para polvilhar q.b.

Preparação:
Separe as claras das gemas. Reserve.
Descasque as maçãs, corte-as em cubinhos pequenos, regue-as com o sumo do limão e reserve.
Pique o miolo de noz e reserve. Junte o açucar às gemas e mexa muito bem. De seguida junte o iogurte e mexa. Depois, acrescente as farinhas e misture tudo muito bem, com a ajuda da batedeira. Deixe bater em velocidade média uns 15 minutos.
De seguida bata as claras em castelo e reserve.
Junte à massa os pedaços de maçã, o miolo de noz, a canela, o fermento e a raspa do limão. Misture bem e depois, delicadamente, vá envolvendo as claras aos poucos, mexendo com a colher de pau, de baixo para cima até envolver bem.
Unte um tabuleiro pequeno (35x25) e polvilhe com farinha. Deite a massa no tabuleiro e, por cima, polvilhe com cereais partidos (pode parti-los com as mãos) na quantidade desejada.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30/40 minutos. Faça o teste do palito e verifique.
Corte em rectângulos e sirva.



Sirvam-se de um bela fatia :)

Bom apetite!

12 comentários:

São Ribeiro disse...

OS MEUS ULTIMAMENTE TEM ME SAIDO BEM , ANTES ERAM UMA DESGRAÇA.
GOSTEI DO TEU FICOU COM MUITO BOM ASPECTO.
BOA SEMANA
BJS

paty disse...

Querida Sofia, esse bolo ficou uma maravilha e acredito mesmo que tenha ficado uma delícia :))Beijinho e bom inicio de semana!

Natércia Ramalho disse...

Olá minha querida!
O teu bolo ficou lindo...um beijinho.

Anónimo disse...

E a inspiração parece que resultou muito bem a julgar pelo aspecto. Receitas com maçã são sempre bem-vindas. Boa semana.

Felismina disse...

Com esses ingredientes só pode ser uma delicia...

Bjs.

Luisa Alexandra disse...

Os meus parabéns pois o teu bolo tem um aspecto mesmo fantástico!

Ana Rita Marreiros disse...

Eu já comia uma fatiazinha..Eu gosto de bolos com nozes e maçã e este ficou com um interior delicioso.Está mesmo ao meu gosto.
Obrigada pela simpatia Sofia!

Bjokas
Rita

Sofia.Lopez disse...

Obrigada a todas pela vossa visita e pelos vossos comentários tão queridos e simpáticos! :) Fico muito feliz que tenham gostado!!
Beijinho grande para todas e uma boa semana!! :)

Sofia

Gisela disse...

Sofia, que aspecto delicioso tem esse bolo.
Um beijinho e boa semana

O Barriguinhas disse...

Olá Sofia, boa noite! Vi que estava a seguir o meu Barriguinhas e vim devolver a sua visita e segui-la também.
O meu nome é Lúcia Fernandes, para além do meu trabalho e do meu hobby na cozinha, sou agente da Taurus Portugal e estamos a apresentar a MYCOOK, o novo robot de cozinha da Taurus. Gostaria muito de lhe mostrar com mais detalhe tudo o que a Mycook pode fazer por si e ter a oportunidade de lhe preparar o jantar e à sua família, sem qualquer compromisso!
Envie-me uma mensagem ou, se preferir, contacte-me para 913 437 201.
Obrigada
Lúcia Fernandes
www.mycook.pt

Barida disse...

Belo bolinho Sofia, se é crocante gosto de certeza :) Um beijinho

Sofia.Lopez disse...

Gisela e Barida, Obrigada! :)
Beijinhos e boa semana :)

Lúcia,
Bem-vinda ao meu novo cantinho! Gostei muito de te receber aqui:) Em relação à MYCOOK, de momento não tenho possibilidade, mas entrarei em contacto entretanto quando surgir disponibilidade :) Deve ser uma grande amiga na cozinha eheh
Obrigada pela simpatia e volta sempre :)
Beijinhos