sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Creme de Alho Francês e umas Mini Pizzas rápidas e caseiras!!



Mais uma sopinha que conforta a barriguinha e que faz bem à saúde...hoje sugiro a de alho francês.
Esta sopa está no top das minhas preferidas, não fosse eu amante de tudo o que pertence à família...alhos, cebolas, chalotas e afins...quando faço uma sopa coloco sempre dose extra de cebola e de dentes de alho...dá um gostinho delicioso!


Ingredientes:

4 batatas médias
2 courgettes médias
2 cenouras
1 cabeça de nabo
2 alhos franceses
2 cebolas
4 ou 5 dentes de alho
Água qb.b
Azeite q.b.
Sal q.b.
Massa a gosto (pode usar: cotovelo, cuscus, espirais...)

Preparação:

Coloque água a aquecer numa panela funda.
Lave e corte todos os legumes em pequenos pedaços.

Cores e vitaminas estão sempre juntas e são amigas :)



Quando a água ferver junte os legumes.
Deixe cozer uns 20 minutos em lume brando. Após este tempo passe tudo com a varinha mágica (desligue o fogão enquanto tritura a sopa).
Volte a pôr ao lume e junte o azeite, umas 3 colheres de sopa, tempere com sal e deixe ferver.
Junte um pouco de massa a gosto, eu usei a massa cotovelo, e deixe cozer, mexendo para que esta perca a goma.
Ao fim de uns 12 minutos está pronta.


E porque sabe sempre bem "algo mais" quando se come uma sopa deixo aqui uma sugestão muito rápida, fácil e que satisfaz...principalmente os amantes de pizza!


Corte fatias de pão caseiro (eu fiz com pão de Mafra, para mim o melhor pão que existe...) e por cima coloque, na quantidade desejada, pela seguinte ordem:

- Polpa de tomate
- 1 pitada de oregãos
- Fatias de cebola (em meia lua)
- Atum
- Milho
- Fatias de queijo amanteigado (eu usei "Torre", era o que tinha, mas pode utilizar mozzarella ralado,  flamengo ou outro a gosto)
- Oregãos para polvilhar

Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante uns 15 minutos, aproximadamente. Vigie e quando o queijo estiver bem derretido pode retirar.






São tãããão boas...






Bom apetite!


Tenham um óptimo fim de semana! :)




16 comentários:

Felismina disse...

Que bela refeição, hummmm e essa pizza, upa,upa!

Bjs.

Beth Martins disse...

Excelente refeição esse crem com essa pizza ficou bem ao meu agrado!

beijinhos grandes

frango do campo disse...

Gosto muito dos dois, do creme e das pizzas, claro :)

Isabel Salvador disse...

Que rica refeição amiga...bela sopinha e belas pizzinhas...maravilha....bjokitas

Catarina Collins disse...

Sofia,
Isso e' o que eu chamo uma refeição completa : ) a sopinha esta com um aspeto delicioso e as pizzas bem apetitosas.

Beijinhos e bom fim de semana!

Andréa Santana disse...

QUERIDA AMIGA SOFIA,
DUAS BELAS RECEITAS! EU TBM AMO CEBOLAS, UM PRATO QUE NÃO LEVA CEBOLA E ALHO FICA SEM GOSTO NÃO É?
TENHO FATIAS DE PÃO AQUI EM CASA VOU FAZER PARA O LANCHE GOSTEI DA PRATICIDADE DA RECEITA, VALEU AMIGA!

TENHA UM FINAL DE SEMANA ABENÇOADO!
BJS..♥

Viciante disse...

Olá! Que bela sopinha!

Agora tenho um novo acordo lá em casa: três vezes por semana o jantar é sopa e "mais qualquer coisa"! Mas não podem ser essas mini pizzas com um aspecto delicioso! Tem que ser fruta ou iogurte ou um batido!

Depois conto como corre!

Bjs

Natércia Ramalho disse...

Sofia, a tua sopinha que bem me calhava para o meu jantar gostei muito...um beijinho e um bom fim de semana:))

Raquel Alabaça disse...

Que belo jantar eu vou ter hoje, já vou copiar!

Josy disse...

Doce amiga Sofia voce judiou de mim hoje, essas duas receitas são absolutamente maravilhosas. Como voce, também amo cebolas, alhos e afins e em todas minhas receitas salgadas claro, tem que ter um bom toque de cebolas e alhos, se não, não há a mínima graça. Essa sopinha de Alho poró é uma das minhas preferidas, e essa pizza de pão, meu Jesus!! que apelativo, e saboroso. Gostei muito,muito das duas deliciosas sugestões. Ótimo fial de semana querida.

M. disse...

Hummmmmm, delicioso e tão prático!!! O que se pode pedir mais? Apenas bis, bis!!!
Beijinhos, Sofia, e um óptimo fim-de-semana!
Madalena

conceicao disse...

Tudo delicioso. Essa comida é perfeita para o meu almoço.
Bjs

Inês Ginja disse...

Sofia, deixa-me já dizer que fiquei com fome ao ver aquelas últimas fotografias :) Que delícias de pizzas, bem rústicas. Também eu adoro esse tipo de pão. Devem ficar super boas!!! E a sopinha, é das que gosto mais. Também faço como tu. Mas só há pouco tempo me lembrei de juntar o alho e realmente dá um sabor bem especial. Bom fim-de-semana, como já se sabe :) E um grande beijinho.

Tabuleiro Chic disse...

Que cara de delisosa que elas estavam!!!!Nossa... amamos!!!!!Beijinhos e apareça no TC para conferir as novidades!!!!

Xana Bértolo disse...

Uma refeição completa e perfeita pra mim :)
um beijo kida

Carminha Lyra Andrade disse...

aiii que delicia!!
quero os dois e quero AGORA.
rssssss