sexta-feira, 4 de maio de 2012

Pizza com Salsichas&Chourição - Massa Fina


Não é preciso muito, basta a palavra Pizza...
Uma palavra que em fracções de segundos me faz sentir logo uma imensa vontade de comer uma bela e deliciosa fatia...é que imagino logo o cheiro dela...o sabor tão característico e único...penso logo naqueles ingredientes-chave que sem eles não era a mesma coisa...
Uma palavra que, quando é lida ou ouvida, faz logo um click dentro de mim, como se fosse um alerta, neste caso, gastronómico...os meus sentidos apuram-se imediatamente e a água cresce na boca...os olhos fecham e imaginam...cada dentada, o queijo derretido...as mil e uma possibilidades, porque nunca nenhuma pizza é igual à outra!

Esta é 1 de 3 pizzas que fiz num destes fins de semana em família...
Alguém disse "oh...sabes...já tenho saudades de comer uma pizza...!"
Bom, se leram o início do post já sabem o que se passou a seguir...!!

Então foi assim...desta vez meti mesmo a mão na massa! 
Pela primeira vez arrisquei e digo-vos que fiquei super mega fã...as tendinites refilaram no fim, mas eu fiquei tão feliz que valeu mesmo a pena.

A receita da massa veio do canal 24Kitchen, que à pressa transcrevi para o telemóvel e guardei para quando chegasse o dia...é uma de muitas maneiras.
Fica uma massa simples, deliciosa e muito fácil de esticar, parecia plasticina...super maleável.

Resultado: 4 barriguinhas muiiiiito satisfeitas!!

Ingredientes:

Para a massa:
400 gr de farinha de trigo
1 embalagem de fermento seco (eu usei 2 e 1/3 colher de chá de fermento em pó)
1 pitada de sal
1/4 litro de água morna
1 colher de chá de azeite

Para o recheio:
(Ajuste consoante o número de pessoas)

Salsichas cocktail
Chourição
Pimento verde em tiras
Cogumelos laminados
Bacon em tiras
Cebola às rodelas
Oregãos
Tomilho seco
Polpa de tomate ou molho de tomate para pizza 
Queijo Mozzarella
Azeitonas

Preparação:

Massa:
Coloque a farinha na bancada onde vai amassar ou num alguidar. 
Polvilhe com o fermento e a pitada de sal grosso.
No meio abra um buraco e coloque o azeite e a água morna.
Amasse muito bem durante 10-15 minutos, de forma a que a massa fique bem uniforme.
Tape com um pano e reserve num local em temperatura ambiente, durante 1 hora.

Nota:Para as 3 pizzas fiz o dobro das quantidades indicadas, que posteriormente dividi em 3 porções.

Depois deste tempo, espalhe um pouco de farinha na bancada e estique a massa. 
Se preferir mais fina, estique até ter 4-5mm de altura. 
Se preferir mais fofa e alta, deixe-a com 1 cm de altura. 
Neste caso, a pizza foi bem esticada para ficar mais fina e estaladiça.

Recheio:
Coloque a massa no tabuleiro que vai ao forno, de preferência forrado com papel vegetal.
Por cima coloque 3 a 4 colheres de sopa de polpa de tomate e espalhe uniformemente.
Polvilhe com um pouco de tomilho seco e com oregãos.
Coloque junto ao rebordo da massa as rodelas de chourição, em toda a volta. 
No centro coloque a cebola cortada em rodelas, as salsichas cortadas, as tiras de pimento, os cogumelos laminados e o bacon em tiras.
Por cima coloque o queijo ralado, as azeitonas e polvilhe com oregãos.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 45 minutos, aproximadamente.



Uma pizza deliciosa, com uma massa fina e crocante...


Espero que gostem!


Bom apetite!!

Bom fim de semana :)

33 comentários:

Felismina disse...

Sofia que bela pizza... já comia uma fatia, ficou com um aspecto muito apetitoso!

Bjs.

MissB disse...

Ai que bom aspecto amiga... adorei, deve ter ficado divinal!!!

Adoro uma bela pizza caseira!

Beijinhos :)

Sonia disse...

Sofia querida, que delícia estas pizzas, uma tentação. Aqui também fazem muito sucesso.
As fotos estão maravilhosas.
Gostei muito deste recheio, e já estou levando a receita.
Obrigada pela visita e preocupação, aqui está tudo bem, fiquei sem internet por alguns dias mas já está tudo solucionado.
Um grande beijo e ótimo final de semana.

Bianca Neve disse...

E' fantastica! Ci sono tutte cose che piacciono a me! Sei bravissima! Buon weekend.

Dulce Caldeira disse...

Querida Sofia, é sempre um gosto enorme "ouvir-te", o teu entusiasmo, e boa disposição é contagiante;)
A tua pizza está fantástica, por acaso já tinha pensado fazer uma , este f.d.s, há já algum tempo, que não faço, e o meu pessoal reclama.
Beijinhos e um bom fim de semana.

Guloso e Saudável disse...

Olá Sofia,
A pizza de massa fina é a nossa preferida, as suas pizzas ficam muito apetitosas, lindas.
Bom fim de semana, beijo,
Vânia

A Paixão da Isa disse...

engraçado hoje comi mas foi de salmao e cebola e mozarela humm é super bom ja a faço a mt tempo mas a tua tb esta como eu gosto mt boa e crocante hummm adorei bjs e tudo de bom para ti

Unknown disse...

Nossa!!!Que delícia!Ficou linda e a massa nota mil...boooom demais!beijão

Anónimo disse...

Ficou muito bonita sobretudo a pizza.
Beijinhos

Andréa Santana disse...

MINHA AMIGA,
FINAL DE SEMANA E PIZZA, COMBINAÇÃO PERFEITA!
PIZZA NÃO TEM ERROS SÃO SEMPRE BEM VINDAS E AS RECEITAS FICAM SEMPRE DELICIOSAS, A SUA FIOU PERFEITA, HUMMMMM!
EU QUERO UMA FATIA, RSRS.

TENHA UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA!
BJS ♥

Romy Almeida disse...

Obrigada pelas tuas palavras querida Sofia :)
O meu problema é de saúde infelizmente... foi-me diagnosticado LÚPUS há uns meses e de vez em quando esta doença não é muito fácil de gerir :)
Mas é como dizes tudo se há-de ultrapassar, apesar de, no meu caso não ser muito fácil pois é uma doença que não tem cura :]

Quanto à receita... Adorei a tua pizza o recheio ficou bem a meu gosto :)

Bjokas e bom fim de semana :)

Susana disse...

humm optima piza


Bom fim de semana

Bjs

As Papinhas dos Babinhos

Anabela Salema disse...

Olá Sofia, fiquei tão contente por visitares o meu blog, obrigada pela simpática msg que deixas-te, já vi que tenho mais uma amiga. Que bom !
Muito obrigada.
Adorei esta pizza, e como ficou bonita.
Um grande beijinho e bom fim-de-semana.
http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/

Sofia.Lopez disse...

Muito obrigada a todas pelas vossas palavras sempre tão simpáticas e deliciosas :)
Esta pizza estava muito boa, com o toque crocante da massa mais fina fez as nossas delícias!

Entretanto publicarei as outras 2 pizzas que saíram neste jantar.

Beijinhos para todas e bom fim de semana!

Sofia

Inês Ginja disse...

Olá Sofia!
E as barriguinhas satisfeitas adoraram :)
Que linda pizza amiga!
Eu quando oiço a palavra pizza e vejo... fico logo a salivar, a pensar no queijo a derreter, conheço bem a sensação.
Gosto assim com massa fina, mas tb com massa alta e fofa...enfim, no que toca estas pizzas não sou esquisita :)
Ficou perfeita amiga, o pior foram mesmo as tendinites, mas valeu bem a pena :)
Um beijinho.
E bom fim-de-semana.

Hiperica di Lady Boheme disse...

Una ricetta buonissima!!!! Un abbraccio

frango do campo disse...

realmente basta ouvir a palavra pizza para ficar a salivar! a tua ficou mesmo com um aspecto...só me apetece dar uma trinca :)

Diogo Marques disse...

Eu também sinto o mesmo...quando ouço essa palavra, pareço o meu gato quando ouve a caixa dos biscoitos...fico logo de antenas no ar :)

A tua pizza ficou perfeita e facil de fazer :) Parabéns!

Ondina Maria disse...

A ver por esta, imagino que as outras tenham ficado igualmente deliciosas :)

Josy disse...

Sofia minha doce amiga, 4 barriguinhas satisfeitas com toda certeza e um barrigona com vontade de dar uma trincada rsrsrsrs
Nao é tão barrigona viu? Uma pequena saliência digamos assim hehe
Amo pizza e se for massa fina, crocante, é a minha preferida, o recheio perfeito. Aqui em casa geralmente tem pizza aos domingos, mas preciso deixar de ser preguiçosa e fazer. Vou levar a sua receita e tentar, quem sabe amanha. hihih. Bjos minha amiga ótimo final de semana

Unknown disse...

Linda piza gostei, pena não poder comer, a dieta não permite
bj

Tanocas disse...

Olá! Que aspecto maravilhoso!!! Parabéns!
Quando tiver um tempinho passe no meu blog http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/

Alice disse...

Olá minha linda Sofia:)
Mas que visão!! Amiga, essa pizza tem um ar tão, mas tão apetitoso que me deixou aqui completamente aguada, com uma pena enorme de não ser uma das 4 barriguinhas satisfeitas!!:p
Que bela estreia, a massa fininha e crocante com esse recheio guloso com as salsichas, hmmmmmm!!! Acredita, já jantei, mas só de olhar para essas fotos já fiquei cheia de fome outra vez!!!
Uma pizza é sempre uma maravilha, também eu fico logo a sonhar só de ouvir o nome, consigo sentir-lhe o cheirinho e imaginar-lhe o sabor delicioso... e se for assim como essa, é impossível resistir!:)
As tendinites podem ter refilado, mas a barriguinha de certeza que as acalmou, depois de se ter regalado com o resultado!!:)
Vou mais uma vez a babar daqui!
Um enorme beijinho minha querida amiga, tem uma semana maravilhosa!:)

Selene disse...

Olá Sofia,
Eu não resisto a uma pizza, adoro.
A tua ficou deliciosa.

Beijinhos

Marta Cunha disse...

Fantástica esta pizza! Adoro. bjs

luci disse...

Ai que pizza linda fiquei morrendo de vontade de comer um pedaço beijos

Anita disse...

Impossível não gostar!! Eu cá não gosto, adoro!! Esta está com um aspecto delicioso querida, comia uma fatiazinha=) beijinhos

Isabel Salvador disse...

e que bem que se comia amiga, ficou linda...bjs

Doces em Casa disse...

Aspecto óptimo, Sofia! Está mesmo apetecível!!!
Adorava ter esta pizza na mesa para o almoço agora mesmo!

Bons cozinhados

http://docesemcasa.blogspot.pt/

Irene disse...

Fantástica a tua pizza Sofia!!!
Imagino essas barrigas!
Bjocas

Xana Bértolo disse...

Ai ando com umas saudades de pizza :)... Ficou perfeita a tua, já me servia de uma fatia :)

A Meu Gosto disse...

Que óptimo aspecto! Adoro pizzas caseiras :D

Salsa Verde disse...

Uma maravilha!!
Lia.