terça-feira, 29 de maio de 2012

Um hambúrguer diferente...




É mesmo raro fazer hambúrguers. Não que não goste deles, nem que não ache que sejam uma boa refeição caseira que nos satisfaz em dias de súbitas vontades de comer bem e com alguns "caprichos" que só acontecem de vez em quando. Mas é raro. Contam-se pelos dedos de uma mão quantas foram.

Numa das minhas pesquisas culinárias vi o que parecia ser uns hambúrguers, diferentes dos normais, que me deixaram logo com uma curiosidade enorme...quase os quis tirar do ecrã e prová-los de imediato...
A ideia ficou e a vontade de os provar também.

Surgiu a oportunidade...tinha o que sobrou de uma refeição que gosto imenso, Couves de Azeite e que é bastante consumida e apreciada por toda a família desde que me conheço como gente, que mais tarde publicarei aqui...

Os ingredientes eram outros, diferentes do que vi, mas eram legumes...então, e porque não?

Fiquei rendida e logo sonhei com as mil e uma possibilidades que podem existir e que vou querer fazer e comer...são mesmo saborosos, com uma textura incrível...deliciosos!!

Aqui fica a 1ª experiência...de muitas!



Ingredientes:
Receita inspirada no blog: Claudipédia Culinária

Couve galega cortada em finas tiras
Batata cozida em quadrados pequenos
Feijão branco cozido
Cebola picada
Alho em pó
Coentros frescos
Pimenta 5 bagas
Sal
1 ovo
Pão ralado com alho&salsa (usei Espiga)
Azeite para fritar

Como era um aproveitamento não calculei quantidades, fiz tudo "a olho". 
Se preferirem, poderão ver as quantidades no blog que faço referência.


Preparação:

Como já tinha tudo feito, foi só esmagar a couve, o feijão e as batatas cozidas com um garfo até ficar uma pasta. Se não tiver, pode cozer a couve galega cortada em tiras finas juntamente com as batatas em pequenos quadrados e tempere com um pouco de sal. Lave e escorra bem o feijão.
Depois de tudo bem esmagado, junte o ovo, a cebola picada e o pão ralado e mexa bem, até ficar homogéneo.
Tempere com alho em pó, uma pitada de sal, pimenta 5 bagas fresca e os coentros picados.

Molde em pequenas bolas e depois achate-as, com a palma da mão. Pode acrescentar mais pão ralado até obter a consistência desejada.

Numa frigideira anti-aderente, coloque um pouco de azeite a aquecer, e frite os hambúrguers de ambos os lados até ficarem tostados.
Eu fritei em pouco azeite e deixei pouco tempo, apenas uns 2-3 minutos de cada lado.

Acompanhe com uma salada de cenoura e milho ou até com um arroz a seu gosto.




Bom apetite!


39 comentários:

comidinhas da elsa disse...

Gostei muito desta sugestão, realmente diferente mas tb eu fiquei com vontade de experimentar.
Beijocas

Receitas para a Felicidade disse...

Diferentes mas com um aspecto delicioso Sofia, adorei estes teus hamburguers

beijinhos!!

Mónica Silva disse...

Sofia sempre a inovar nessa cozinha, gostei muito destes hamburguers são para comer sem culpas :):)

Beijinho

Felismina disse...

Pois eu também fiquei com vontade!
Excelente aspecto!

Bjs.

Beth Martins disse...

Excelente sugestão amiga estas hamburgers fica

Beth Martins disse...

Excelente sugestão amiga, estas hamburgers ficaram com um aspecto mt apetitoso!

Bjs

Unknown disse...

Gostei muito da tua receita! É bem original, parece deliciosa e é super saudável.

Beijinhos

Guloso e Saudável disse...

Olá Sofia,
É uma receita muito interessante, os hambúrgueres ficaram muito apetitosos, é uma ótima receita.
Beijo,
Vânia

Salsa Verde disse...

Fantástica sugestão. Lindos e super saudáveis!
Beijinhos,
Lia.

O que é que se come aqui? disse...

Diferentes sim, mas com certeza deliciosos!

Beijinhos :)

Luisa Alexandra disse...

Que apetitosos ficaram!

O Cantinho da Sophia disse...

Adorei a ideia. Ficou com muito bom aspecto!
Beijinhos

Inês Ginja disse...

Olá Sofia!
Eu gosto muito e faço muitas vezes hamburgers caseiros. De atum, de salmão e de frango são favoritos. De legumes só, nunca fiz mas tenho já imensa curiosidade e aposto que em ti que adoras legumes te despertaram uma enorme curiosidade.
Ficaram bem bonitos, super diferentes e saudáveis. Ah, e as possibilidades...as inventuras que podem surgir e as deliciosas combinações de ingredientes.
Que maravilha amiga!
Um beijinho.

Ana Rita Marreiros disse...

Já somos duas com vontade de experimentar estes meninos!!!Gostei bastante!
Bjoka
Rita

Tanocas disse...

Sofia, adorei a sugestão! vou experimentar ;)
Parabéns!
Beijinhos
http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/

Anónimo disse...

Adorei a ideia!

Andréa Santana disse...

MINHA AMIGA,
AQUI EM CASA SÓ CONSUMIMOS HAMBURGUER CASEIROS, OS INDUSTRIALIZADOS FAZEM MAL EU DETESTO.
A SUA RECEITA ESTÁ PERFEITA, ALÉM DE SAUDÁVEL O ASPECTO ESTÁ SUPER APETITOSO, PARABÉNS!

BEIJINHOS ♥

Sonia disse...

Sofia querida, ficaram lindos de se ver e parecem deliciosos de saborear.
Já fiz hambúrgueres caseiros, usei atum, batatas e algumas verduras de aproveitamento.
Ficaram ótimos também.
Gostei da sua sugestão, estou levando a receita.
Um beijo e uma ótima terça feira.

Sofia.Lopez disse...

Muito obrigada a todas pelos vossos comentários tão simpáticos :)

Quando publiquei a receita esqueci-me de referir a cebola picada, mas já rectifiquei. É um ingrediente mesmo essencial que lhe dá um gostinho maravilhoso.

Experimentem, vale mesmo a pena, são muito bons!!

Beijinhos para todas e tenham um bom dia :)
Sofia

sadhia disse...

sofia adoro esse hamburguer ..aqui no brasil de feijão não é muito comum mas de verduras são ..e o seue sta bem diferente e vale a pena fazer né amiii parabens pela receita
amooo hamburguer e com certza esse eu vou fazer ..tenho massa para vc bjão

Anónimo disse...

Adorei os teus hamburgueres e partilho a mesma opinião, apesar de saberem bem não fazem o hábito cá da casa, mas vendo os teus as minhas considerações mudaram :)

Érica disse...

Achei bem interessante o teu hamburguer, diferente e bem nutritivo, uma ótima receita.
bjs

luci disse...

Que diferente eu adorei beijos

Raquel Alabaça disse...

Muito apetitosos e cheios de vitalidade, gostei!
Beijinho

Lume Brando disse...

Olá Sofia!
Obrigada pelas visita e comentários no LB.
Estes hamburgueres são mesmo uma boa ideia para que as sobras não sobrem ;)
Um beijinho
Teresa

Cristina disse...

Sofia, esta receita vai disparada para o topo da lista de uma compilação que estou a fazer de receitinhas vegetarianas, mas saborosas! Ando cheia de vontade de organizar as refeições lá em casa de modo a consumirmos menos carne e peixe, tendo o cuidado que nada falte às minhas filhas em termos nutritivos e que lhes saiba bem claro. A couve galega é a do caldo verde, não é?

Cláudia disse...

Eu também ou experimentar!

:)

Lu Westphal disse...

mas q vontade de experimentar!
essa casquinha de fora deve ter ficado bem crocante!
q delicia!
adorei.
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

Dulce Caldeira disse...

Sofia, faço hamburguers de tudo excepto de vaca e porco, até de grão já fiz e são sempre uma agradável refeição, o importante é ficarem bem temperados.
Gostei da tua sugestão e não pude deixar de ver, que tens coentros com flor, como os meus ( tenho um pé com um metro de altura) dá uma flor miudinha tão bonita).
Beijinhos querida.

Entre tachos e a bimby disse...

Sofia... que hamburguer's diferentes e com um aspecto simplesmente maravilhoso... Adorei... minha querida,vou levar a receita comigo... eu aqui faço muitomas é de soja ou de frango e3 peru... os proximos vao ser esses assim que as couves vierem da horta!!!

Beijocas

Alice disse...

Minha linda, mas que receita tão original!!!
Eu por acaso faço muitas vezes hamburgueres, mas só de vegetais nunca me tinha ocorrido, nem visto, e já estou completamente rendida a essas pequenas maravilhas!!
E levam couve galega, que eu ADORO!!
Ai amiga, fiquei fã, a sério, vou ter que experimentar muito em breve esta receitinha maravilhosa!!
Adorei!!
Um beijinho enormérrimo para ti:)))

São Ribeiro disse...

UNS HAMBURGUERES DIFERENTES MAS COM UM ASPECTO DELICIOSO.
GOSTEI MUITO DA SUGESTÃO.
BSJ

Romy Almeida disse...

Que maravilha Sofia :)
Tenho de experimentar essa receita sem falta lol
Adorei :)

Bjokas

A Paixão da Isa disse...

super mt bom para a saude assim comemos mais rsrs elas estam hummm ja levo uma para o meu jantar de amnham hehe gostei mt bjs e tudo de bom para ti saude

Lina disse...

Olá, Sofia! Estes hamburgers estão bem ao meu gosto. Eu vou experimentar com certeza, adoro couve galega! Estou curiosa para ver a receita das couves de azeite.
Beijinhos

Josy disse...

Sofia minha doce amiga, primeiro quero lhe pedir desculpas por ter esquecido que já havia perguntado sobre a chalota, ai amiga, eu sou uma cabecinha de vento e me esqueço rápido das coisas, acho que a velhice está atacando meus neuronios, desculpe, que vergonha rsrsrs
Agora essa sua receita ficou bem ao meu gosto, nutritiva, saúdável e ficou bem sequinha.Gostei da sua criação. Bjocas

Unknown disse...

Um super hamburguer, muito mais saudável do que os normais e bem substancioso...gostaria muito de experimentar essa delícia!beijão

Rita disse...

Sofia, que ideia tão gira para uns hamburguers diferentes. Adoro ter opções vegetarianas saborosas, e esta parece-me uma delas. O aspecto é óptimo e fiquei mesmo curiosa para experimentar. Beijinhos!

Sara disse...

Temos de ter cuidado para não exagerar as quantidades nos alimentos, a fim de manter a forma e peso, mas principalmente para a saúde, de modo que você sempre tem que ter um lugar para pedir uma Delivery Vila Mariana saudável para comer.